No segundo dia do Feirão do Imposto, realizado no Calçadão, foram distribuídas mais de 2000 cartilhas da Sombra do Imposto. Para o Movimento Brasil Eficiente, foram recolhidas mais de 600 assinaturas, totalizando mais de 800 assinaturas nos dois dias de evento. Durante o dia, a população londrinense ficou sabendo o valor dos impostos indiretos, que estão incorporados aos preços dos produtos, com a orientação de voluntários do 3º ano de Ciências Contábeis da UNIFIL. Além disso, foram repassadas diversas informações acerca da alta carga tributária no Brasil inclusive comparando-o a outros países. O Feirão do Imposto foi realizado neste ano em mais de 20 cidades do Paraná, sendo realizado em dois dias em Londrina.
A conscientização da população é o primeiro passo para a mudança. No Brasil, 7 de cada 10 brasileiros acham que não pagam impostos, já que o associam somente a impostos diretos como o Imposto de Renda. Por isso, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná lançou o programa A Sombra do Imposto, que visa esclarecer de forma didática questões relacionadas aos impostos por meio de ferramentas no website e a distribuição de cartilhas, disponíveis também neste link. A primeira cartilha abordou o tema onde estão e quanto custam os impostos, a segunda para onde vão os recursos e a terceira, deste ano, o papel da corrupção na alta carga tributária no Brasil, que gira em torno de 40% do PIB. A cartilha mostra que nos últimos 10 anos foram perdidos 6 bilhões de reais por ano devido à corrupção. Além disso, há indícios de corrupção em 70% das cidades do país.
A quarta cartilha abordará o tema simplificação tributária. O Brasil é o país onde mais se gasta tempo para cuidar dos impostos. Estima-se que uma empresa gasta 2.600 horas por ano somente para cuidar dessa questão. No segundo pior país, Venezuela, gasta-se por volta de 1.300 horas.
Em 2011 foram arrecadados no Brasil mais de 1,5 trilhão de reais em impostos e a previsão para 2012 é de 1,8 trilhões, aproximadamente 6,7 mil reais de impostos por cidadão. Do total arrecadado com os mais de 85 tipos de impostos, 28% são destinados à Previdência, 15% para a Saude e 13% para Educação. Para investimentos, são utilizados somente cerca de 8% do arrecadado. Em relação à competência, 70% dos impostos no Brasil são arrecadados pelo governo federal. Os estados ficam com 24% e os municípios 6%. Em Londrina, é possível acompanhar o valor arrecadado e repassado ao município pelo site da Secretaria Municipal da Fazenda e pelo site Gestão do Dinheiro Público. Conforme a Secretaria, destes, 25% vão para a Educação e 15% para a Saúde.
As assinaturas recolhidas serão enviadas ao Rio de Janeiro para o Movimento Brasil Eficiente. O movimento cobra uma redução da carga tributária gradual de 40% para 30% do PIB, simplificação tributária unificando impostos aplicados sobre uma mesma base de cálculo. Mais informações sobre impostos e as propostas do movimento estão neste link.
Agradecemos mais uma vez a todos que passaram pelos dois dias do Feirão do Imposto em Londrina e a todos os parceiros que colaboraram com este projeto.
Vejam também as reportagens sobre o Feirão do Imposto nos links:
ParanáTV 1a Edição - Feirão do Imposto mostra para o consumidor a carga tributária embutida em cada produto
Rádio CBN Londrina - Feirão alerta sobre a alta carga de impostos nos produtos
Jornal da ACIL - O imposto que é imposto
ACIL - Feirão revela detalhes do imposto que é imposto
FolhaWeb - Consumidores conhecem o peso dos tributos
Bonde - Saul Elkind recebe feirão do imposto neste sábado
Bonde - Entidade promove "Feirão do Imposto" em Londrina
FolhaWeb - Entidades discutem efeito da corrupção na carga tributária
SESCAP-PR - Entidades discutem efeito da corrupção na carga tributária
ACIL - Feirão alerta para alta carga de impostos
Jornal União - Palestra “A Sombra do Imposto” no Sesi/Fiep
Revista SINDIMETAL Londrina - A Corrupção Corrói o Dinheiro dos Impostos
Parceiros
ACIL, FIEP, UNIFIL, CONAJE, SESCAP, SINCOLON, Karilu, Festella, ECAE-UEL, Móveis Brasília, Zoom Arte, Farmácias Vale Verde, Midiograf / MidioStore e SINDPANP.