Projetos

Oratória nas Escolas
O projeto Oratória nas Escolas acontece todos os anos de março à julho e consiste basicamente em um concurso de oratória no qual alunos do Ensino Fundamental recebem um treinamento profissional de oratória, elaboram um discurso sobre um tema proposto com auxílio de monitores voluntários e apresentam-no a uma banca de jurados e à comunidade em geral. O objetivo do projeto é estimular neles o pensamento crítico, o espírito de cidadania e a prática de se apresentar em público, aprimorando sua habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal e liderança. Além disso, o projeto ajuda no resgate a auto-confiança e a proatividade dos alunos. O tema de 2017 foi “O que é ter sucesso na vida?”, a cada ano, os temas mudam sempre focando em temáticas de ação, de como cada um pode agir para construir, ajudar, e não apenas se queixar. O campeão da etapa municipal representa Londrina nas etapas regional e nacional concorrendo com os alunos campeões de outros capítulos (JCIs de outras cidades) da JCI Brasil.

Projeto Integração - Inserindo a Terceira Idade na Era Digital
O projeto visa, através do ensino de informática básica, incluir a terceira idade na era digital. Desenvolvido em 2006 pela JCI Brasil-Japão em parceria com o IPK - Instituto Paulo Kobayahsi, o projeto possui hoje 32 salas ativas com mais de 10.000 alunos já beneficiados e a sala de informática da JCI Londrina é a primeira fora da cidade de São Paulo. A 1ª turma formou em 2014 e novas turmas serão abertas constantemente. As aulas acontecem aos sábados e nos intervalos, tem os lanches e os alongamentos. Todos os instrutores, monitores, fisioterapeuta são voluntários. Seja você também um voluntário. O Projeto Integração é a integração não só dos idosos pelo conhecimento que adquirem, mas também é integração pelas amizades que são construídas e é integração das gerações pelo interessante contato dos jovens com a terceira idade.

Projeto para Projeto Resgate
O projeto iniciou em 2016 após, a convite de uma Conselheira Tutelar, para realizar um projeto na chácara da unidade o Limoeiro. O Projeto Resgate - Ministério de Recuperação de Vidas é uma comunidade terapêutica para recuperação de pessoas do vício e conta com aproximadamente 30 acolhidos. Em 2016 foram realizadas 6 oficinas num total de 23h de atividade e 42 voluntários em parceria com as empresas juniores de agronomia (Consoagro) e de zootecnia (Catec'Z). As benfeitorias foram a recuperação da horta, construção do aprisco (casa dos cabritos), composteira, bancadas de bambu, berçário de mudas e no final uma competição culinária estilo "Master Chef". Confira como foi o projeto em 2016 através das fotos e depoimentos neste emocionante vídeo: https://youtu.be/O696BccKDJQ
Em outubro de 2017, iniciamos uma nova etapa, com novas oficinas e novos desafios: a de auxiliar para que a horta seja sustentável e permanente e para que as atividades sejam incluídas no plano terapêutico. Quer ser um voluntário? Entre em contato pelo jcilondrina@gmail.com

Encontro Regional JCI Brasil - Londrina 2016
A JCI Londrina organizará dias 30 e 31 de julho de 2016, o Encontro Regional da JCI Brasil.
Serão 3 eventos regionais: o primeiro em Carazinho-RS, o segundo em Chapecó-SC e o terceiro, em Londrina-PR.
Neste evento, membros de mais de 10 organizações locais da JCI, jovens líderes londrinenses, parceiros e poder público se encontrarão para discutir problemas da comunidade, soluções, expor ideias e projetos que realizam, em um grande momento para trocar experiências e se inspirar!
Mais informações, nos envie um whats app: (43)9905-8336 - Daniela

#SomosoFuturo
O projeto surgiu a partir dos próprios alunos participantes do projeto Oratória nas Escolas que ao término deste se indagavam "o que mais eu posso fazer?" ou "como transmitir os conhecimentos que adquirimos para outros jovens?". Foi então que surgiu o grupo com o intuito de incentivar os jovens a serem ativos na melhoria de suas comunidades bem como proporcionar a mudança de visão e comportamento a respeito dos pequenos atos de corrupção em nosso dia a dia. Estes jovens se intitularam "#somosofuturo" e já compuseram um rap, fizeram apresentações de teatro com o tema "Como eu combato a corrupção?" em outras escolas e até mesmo na Câmara Municipal de Londrina, convidados pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina a participar da I Semana de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção. Atualmente, o #somosofuturo (formado por jovens de 13 à 16 anos) auxilia no projeto Reforço Escolar do Clube das Mães Unidas dando aulas de matemática, conhecimentos gerais, dança e outros, para mais de 20 crianças da comunidade do Jd. Interlagos.

Cidadania e Política nas Escolas
O objetivo principal é despertar a cidadania ativa em crianças do 4º ano incentivando: o pensamento coletivo, a solução de problemas e ação diante dos desafios encontrados. Para atingir esse objetivo, foram realizadas 12 oficinas, em horário de aula, na Escola Municipal Nina Gardemann que envolveram temas como: respeito, cidadania, identificação e solução de problemas na escola, sustentabilidade, conscientização política e eleição. Durante o projeto, foi possível aproximar também o poder público da escola em duas ocasiões: com a visita do vereador Mario Takahashi e com a do prefeito Alexandre Kireeff. Ambos discorreram sobre suas funções na administração da cidade e enfatizaram a importância de exercermos a cidadania ativa, agir ao invés de apenas reclamar. As oficinas foram planejadas e executadas por voluntários durante o 2º semestre de 2015, apresentando os conceitos de maneira lúdica, utilizando-se sempre de dinâmicas e interações diretas entre voluntários e alunos. Foram 25 alunos e cerca de 20 voluntários envolvidos.

Campanha “10 medidas contra a corrupção” do Ministério Público Federal
A JCI Londrina foi convidada a ocupar um stand no 13º Londrina Matsuri: um dos maiores eventos 
orientais da cidade de Londrina, organizado pelo Grupo Sansey, e
ntre os dias 04 e 07 de setembro de 2015. 
Durante os 4 dias de evento, a JCI Londrina informou os visitantes sobre as 10 medidas e 
recolheu assinaturas 
apoiando e convidando a comunidade para participar. 
As assinaturas colhidas foram entregues pessoalmente aos procuradores Luiz Antônio Cibin e Cláudio 
Esteves no lançamento da campanha na cidade, confira na reportagem da RPC TV, afiliada da Rede Globo em Londrina. Antes da entrega, Londrina, contava apenas com 2,7 mil 
assinaturas, o que fez com que o número praticamente dobrasse com as 
2.210 assinaturas
 recolhidas de eleitores do Paraná, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros.  Foram 3
3 horas de ação, 
17 voluntários, dentre eles membros, voluntários e simpatizantes da JCI.

Cartinhas de Natal
É realizado pela JCI Londrina desde 2010. A ideia é fazer o repasse de 
cartinhas do Projeto Papai Noel dos Correios para a nossa rede de contatos. 
Desde 2014, em contato com o coordenador local do projeto dos Correios Daniel Calixto, estamos 
adotando os pedidos de todos os alunos de uma instituição. Promovendo uma festa de entrega com 
atividades, com comes e bebes e a presença do papai noel! 
Em 2015, contamos com a ajuda de outros três grupos jovens: a Juventude Voluntária de Londrina, 
Rotaract Club Londrina Sul e TCP Engenharia Civil. Juntos adotamos 382 cartinhas e planejamos 4 festas de 
entrega para os alunos do Ilece (Instituto Londrinense de Educação para Crianças Especiais), 
realizadas dias 11/12 na unidade do Cafezal e no dia 15/12 na unidade da 
JK. 
Fizemos também uma arrecadação de fundos através de “cupons de contribuição”. O dinheiro 
arrecadado e que não foi utilizado nas festas de entrega (graças à ajuda de voluntários e parceiros) foi 
encaminhado para a Fraternidade de Aliança Toca de Assis.

MCA - Saúde Pública
O MCA (Marco da Cidadania Ativa) é uma metodologia a JCI, a nível internacional, incentiva a utilizar com o intuito de melhorar a situação das comunidades locais baseando-se no conceito de Cidadania Ativa da JCI. Entende-se como cidadania ativa a ação voluntária de cidadãos e comunidades trabalhando juntos para buscar objetivos comuns. Desta forma, os membros da JCI identificam desafios, empoderam a comunidade e atuam para criar soluções sustentáveis. O objetivo do projeto é implementar soluções sustentáveis para problemas encontrados na saúde pública, trabalhando na redução da sobrecarga e superlotação de uma unidade básica de saúde, inicialmente, além de promover a saúde e incentivar a prevenção. O projeto iniciou em 2014 com pesquisas para analisar as principais causas da superlotação do sistema de saúde com indicadores do poder público, Fórum Desenvolve Londrina, empresas privadas, pesquisas eleitorais, médicos, conselheiros locais, entre outros. Em 2015, o foco foi em ações construídas junto com a equipe de residentes da unidade básica de saúde do Parque das Indústrias, posto Pind, auxiliando inicialmente na captação de recursos e equipamentos necessários para o atendimento na unidade. Após diversas discussões, foi definido que o próximo passo seria fomentar a reativação do Conselho Local. Em maio, a JCI Londrina participou da organização do evento de promoção da saúde, prevenção e bem estar, junto à comunidade e, em novembro, auxiliou na campanha de conscientização sobre o câncer em homens.

Feirão do Imposto
O Feirão do Imposto foi realizado pela primeira vez em Londrina em 2011 pela JCI Londrina e a partir de 2014 é realizada pelo Conjove - Conselho do Jovem Empresário de Londrina com o apoio da JCI Londrina. O objetivo do Feirão do Imposto é conscientizar a população acerca da alta carga tributária imposta aos produtos e serviços e o retorno destes impostos em benefícios para a sociedade. Além disso, o projeto também expõe a complexidade da legislação tributária, que prejudica a competitividade das empresas nacionais. Durante o evento, são recolhidas assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente e para o Simplifica Já, que cobram, respectivamente, por redução da carga de impostos e simplificação na legislação tributária. O evento é realizado simultaneamente em mais de 100 cidades do Brasil.
Campanhas de Arrecadação
Ações de arrecadação beneficiando entidades selecionadas visando angariar produtos que visam suprir um demanda solicitada pela instituição. A JCI Londrina pesquisa os dados da instituição bem como seu acessos a programas de apoio de governo e, durante a arrecadação, divulga a instituição por meio de contato direto com a população e materiais de divulgação.