sexta-feira, 22 de maio de 2015

Para refletir

A psicóloga e master coach Gislene Isquierdo fez um workshop de oratória exclusivo, com duração de 2h30, para os alunos e voluntários do projeto oratória nas escolas. Foram dadas dicas de postura, ideias para o discurso, modos de apresentação, estratégias para controle emocional e muito mais. Além disso, deixa a seguinte mensagem para a JCI:
Gostaria de iniciar este post te fazendo uma pergunta...
Você conhece alguém que é estudioso, inteligente e dedicado? E que diante da situação de ter que falar em público, sente-se inseguro e nervoso?
Você já ouviu falar de algum estudante ou profissional que passou um ano ou mais da sua vida se dedicando a algo, e que quase colocou tudo a perder no momento que foi apresenta-lo em público?

Fiz essas perguntas pois, como psicóloga e empresária, após muito estudar percebi que falar bem diante de um público é algo que destaca um pessoa, seja na escola, na faculdade ou no ambiente de trabalho.
Ao longo de mais de 15 anos atuando na área de desenvolvimento de pessoas, eu posso afirmar para você que comunicação é como uma troca de presentes... Se você der algo bom a alguém, provavelmente esse alguém lhe devolverá algo bom... Mas se você der ‘lixo’, provavelmente, voltará ‘lixo’.
Afinal o que isso tem a ver com apresentar-se em público?
Respondo...
Comunicação vai muito além das palavras, vai muito além da mensagem em si, muito além de um simples passar informações ou dados.
As informações, o conteúdo e os dados são importantes? Sim, são muito importantes. Porém, não são o suficiente.
Comunicação é troca; troca de emoção. Se você estiver tenso ao conversar com alguém, passará tensão. Se você estiver nervoso, passará nervosismo... Se estiver com medo, passará insegurança.
Mas eu tenho certeza que não é assim que você quer ser visto!
Assim, do mesmo jeito se você estiver seguro, passará segurança. Se estiver confiante, passará confiança... Se estiver no domínio das suas emoções, passará credibilidade!
Imagine um profissional que irá apresentar um projeto numa reunião muito importante. Ele passou um ano da sua carreira trabalhando neste projeto, até chegar o grande dia de apresentar-se.
Tecnicamente ele é muito competente. Ele estudou e está bem preparado em relação ao conteúdo da sua fala. No entanto, falar em público não é uma habilidade que ele possui já desenvolvida; pelo contrário é algo que ele precisar desenvolver.
As informações estão bem elaboradas e são consistentes. O que esta pessoa precisa para abrilhantar e agregar na sua apresentação, não está somente no conteúdo, mas na forma que irá apresentá-lo.
A forma é a mensagem emocional, o “como” falar...
Explico-me: expressão vocal, facial, gestual, pausas estratégicas, respiração, entonação, postura corporal, utilização do espaço, dar ênfase em alguns trechos do seu texto, etc. Enfim... detalhes que entregam o estado emocional da pessoa. Detalhes que mostram como ela está sentindo-se no momento em que fala, se está segura ou temerosa.
Apresentar uma ideia, um trabalho, um estudo ou um projeto com sucesso, implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente
Assim, se você for 100% preparado, estará dando ao ouvinte, ao seu público, um ‘bom presente’. Agora, se você for somente 50% preparado (a maioria das pessoas se preparam somente tecnicamente e não emocionalmente), estará dando ‘lixo’ ou um presente ‘meia boca’... Desta maneira, receberá o mesmo!

Para encerrarmos reflita...
Que tipo de presente você está dando ao seus ouvintes? Um bom presente, meia boca ou ‘lixo’?
Quais resultados você quer alcançar em suas apresentações?
Como você pode se preparar a partir de hoje, para estar tecnicamente preparado e emocionalmente também?
Entre em ação agora!
"Do it now"!

Abraços,
Gislene Isquierdo


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