Saldo do 1º Feirão do Imposto realizado pela JCI Londrina e parceiros:
- Duração do evento: 3 horas
- Aproximadamente 500 visitantes no Feirão
- Mais de 400 cartilhas A Sombra do Imposto distribuidas
- Mais de 360 assinaturas recolhidas para o Movimento Brasil Eficiente
- 8 voluntários apresentando mais de 25 produtos entre alimentos, eletroeletrônicos, material escolar e energia
- Reportagens na Folha de Londrina e na Rede Tarobá
O Feirão do Imposto reacendeu a indignação da população londrinense no último sábado. Em pouco mais de duas horas foram recolhidas mais de 360 assinaturas reinvidicando a redução da carga tributária no Brasil.
Os voluntários ouviram muitos comentários e muitas reclamações dos visitantes, que em sua maioria já sabiam que o imposto no Brasil era alto mas não tinham noção do valor exato pago em cada compra. Os impostos que mais chamaram atenção foram o da cachaça e do cigarro, embora os altos impostos tenham sido compreendidos pela população, e do forno microondas. Outros visitantes se queixaram da corrupção e da desonestidade dos políticos e de como os impostos são bem menores em outros paises.
Mais fotos do Feirão estão nesse link.
Diversas atitudes da população mostraram a importância dessa ação. Um dos visitantes, sabendo da necessidade do RG para assinar o pedido, voltou para casa para pegar a carteira de identidade e poder assinar. Outro visitante citou que comprou um monitor que no Brasil custava mil reais por menos da metade do preço pagando os impostos de importação. Outra pessoa disse que não via solução para a questão dos impostos, mas disse ser importante as pessoas acreditarem e trabalharem para se engajar em movimentos como o Feirão do Imposto.
O Feirão do Imposto atingiu mais de 140 cidades do Brasil e no Paraná foi realizado em 29 cidades. Mais informações estão também no site de notícias da ACIL. O próximo passo será enviar as assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, mobilizar e conscientizar mais pessoas e enviar sugestões para trabalharmos juntos em um programa de reestruturação tributária.
Agradecemos as empresas, entidades e pessoas que apoiaram o Feirão do Imposto:
Professor Eduardo Nascimento Costa e Professora Rosangela Aparecida da Silveira