Iniciaram ontem as oficinas do Projeto Oratória nas Escolas sendo a primeira a oficina sobre o tema, "O Que Você Tem a Ver com a Corrupção?", realizada por Fabio Cavazotti, vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, ONG formada por voluntários que visa fiscalizar as licitações da prefeitura para aumentar a eficiência e a transparência dos gastos públicos.
Nas oficinas, realizadas na Escola Monsenhor Josemaría Escrivá pela manhã e no Colégio Albino Feijó Sanches à tarde, com 45 alunos no total, Fabio Cavazotti, jornalista, fez um bate-papo com muita participação dos alunos fazendo a eles perguntas como: O que é corrupção? Quem são as pessoas corruptas? Somente políticos? Pessoas comum também podem ser corruptas? O que faz com que uma pessoa se torne corrupta?
A partir destas perguntas os alunos fizeram vários tipos de comentários. Um dos alunos afirmou que ele mesmo era corrupto, pois havia pego bolacha escondido do irmão. Outros comentaram sobre o problema da compra de votos e de que a responsabilidade da eleição de políticos corruptos é da população. Alguns alunos também comentaram sobre bullying e sobre os problemas causados pela corrupção, que afetam a qualidade de suas próprias escolas.
Fabio Cavazotti também explicou sobre como a corrupção acontece, citando como ocorrem as compras governamentais, como funciona o processo licitatório, como empresas ilícitas obtêm ganhos desproporcionais e como a sociedade pode ajudar a combater a corrupção, a exemplo do trabalho que o Observatório de Gestão Pública de Londrina vem realizando fiscalizando e participando de licitações para evitar fraudes. Um dos exemplos citados foi um processo no qual uma licitação de compra de materiais escolares, cujo valor de referência viria a ser de R$ 8 milhões, teve o orçamento corrigido para R$ 2 milhões.
Ao final da oficina, quando perguntados sobre o que deve ser feito para resolver o problema da corrupção, houve unanimidade entre os alunos em dizer que a solução começa em nós mesmos, fazendo o que é certo primeiro e não cometer atos de corrupção, por menor que sejam, incluindo, por exemplo, furar uma fila ou pegar bolachas escondido.
A partir destas oficinas serão realizadas 3 oficinas para produção da redação, com auxílio de voluntários do curso de Letras da UEL. As redações se tornarão os discursos dos alunos. Os 4 vencedores da etapa nas escolas representarão a escola no concurso municipal, que será realizado no dia 5 de junho. O campeão da etapa municipal concorrerá na etapa regional em Curitiba e, se vencer, na etapa nacional, no Rio de Janeiro.
Parceiros:
ACIL, FIEP, Blue Tree Premium Londrina, ACorDar Desenvolvimento Humano, Aliança Cultural Brasil Japão, Box Big Dog, Farmácias Vale Verde, Hilda & Equipe Cabeleireira, JY Mídia Global, Midiograf, Observatório de Gestão Pública de Londrina, Rancho Grill Churrascaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário