terça-feira, 24 de novembro de 2020

Projetos voluntários que desenvolvem pessoas

Ainda no clima dos 10 anos, vamos relembrar de projetos que já realizamos constantemente? Um destes é o projeto Integração, que visa através do ensino de informática básica, incluir a terceira idade na era digital. O projeto começou em 2006 com uma parceria da JCI Brasil-Japão com o Instituto Paulo Kobayashi e começou a ser expandido em outras cidades.

Em 2014 foi criada a primeira sala na cidade de Londrina e desde então tem capacitado os idosos a utilizarem os computadores, a navegarem na Internet e se conectarem com as pessoas. O projeto também beneficia os voluntários que participam do projeto, pois ocorre uma grande troca de experiências e conhecimentos e amizades  dos jovens com a terceira idade.

Fernanda Fugivala por exemplo foi voluntária do projeto de 2015 a 2017. Inicialmente ela se candidatou como voluntária apenas com a intenção de ajudar o próximo. Mas Fernanda acabou aprendendo muito com os ensinamentos da JCI Londrina, sobre organização e planejamento do projeto. Atualmente, Fernanda é professora e segundo ela, uma parte dessa trajetória se deu graças ao fato dela ter sido voluntária do projeto e de ter aprendido habilidades básicas de um professor tais como de preparação de aula, paciência e ensino de acordo com as perspectivas e dificuldades de cada um.

 

Sem dúvidas, o projeto é uma grande troca de conhecimentos e experiências entre voluntários e a terceira idade. Todos que ensinam os outros acabam aprendendo muito. Como diz aquela famosa frase da Cora Coralina: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

O nosso objetivo é melhorar a comunidade e ao mesmo tempo desenvolver pessoas e formar cidadãos melhores para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário