sábado, 7 de setembro de 2013

Edson Kodama, Secretário Mundial da JCI, visita Londrina

Edson Akitoshi Kodama, atual Secretário Geral da JCI mundial, esteve em Londrina entre os dias 23 e 28 de agosto.

Dentre suas atividades na cidade, realizou no dia 26 de agosto a palestra com o título “Cidadania Ativa a Serviço dos Jovens na Construção de um Mundo Melhor”. Sua exposição emocionou e inspirou a todos. Com mais de 20 anos participação na organização, o secretário geral trouxe diversas iniciativas e projetos feitos pela JCI mundo afora que exemplificaram e consolidaram o ideal que a JCI Londrina trás desde que foi concebida: de que a Cidadania Ativa, o pensar no bem comum é essencial na construção de um mundo melhor.

Kodama enfatizou que o espírito e o propósito da JCI hoje devem ser o mesmo do seu início em 1915, a de que sejamos cidadãos preocupados com a comunidade e que nossas ações sejam sempre com o intuito de criar mudanças positivas em nossa sociedade. O secretário também cumpriu agenda reafirmando parcerias locais da JCI Londrina, como a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e Sicoob . Ainda apresentou os princípios e projetos da JCI na 53ª sessão da Câmara Municipal e no Observatório de Gestão Pública de Londrina.
Edson A. Kodama na 53ª Sessão da Câmara Municipal de Londrina.
A JCI Londrina agradece imensamente a vinda de Kodama à Londrina e também a todos que participaram da palestra. Graças à contribuição dos presentes, arrecadamos mais de 40kg de alimentos que foram doados ao programa Mesa Brasil do SESC.

A título de curiosidade, no início da JCI Londrina, Edson Kodama influenciou muito a continuidade da entidade em 2010, quando dois jovens londrinenses pensavam em como fazer algo para melhorar a comunidade, a cidade, o mundo. Eles o encontraram e com todo seu conhecimento e humildade, Kodama os inspirou a impactar positivamente através de ações, sejam elas pequenas ou grandes, dando o melhor de si a cada momento”.
Membros da JCI Londrina com o Secretário Geral da JCI mundial, Edson Akitoshi Kodama.
Em sua despedida, o secretário declarou:
“Cidades com prédios modernos, uma boa ou má infraestrutura, ruas arborizadas, espaço para o lazer e tudo o mais existem aos milhares pelo mundo afora. Seja uma cidade grande, uma metrópole ou uma cidade pequena no interior, cada uma avança à sua maneira e no ritmo próprio que a caracteriza. O que faz a diferença numa comunidade são as pessoas que lá vivem. É delas que vem a energia, a esperança por um amanhã melhor, a vitalidade e a calidez no trato com outros cidadãos e os forasteiros que a visitam. E foi assim que vocês, amigos da JCI Londrina me fizeram sentir nesta curta estada nesta cidade. Aprendemos a gostar dos lugares porque nos sentimos bem com as pessoas que aí vivem. JCI Londrina tem tudo para dar certo. Não custa nada sonhar. Muito obrigado por tudo e contem comigo sempre”.

E é com esse espírito que deixamos a mensagem: façamos a diferença por um bairro, uma cidade... um mundo melhor! Faça parte desse impacto conosco!

Abaixo, um dos vídeos que Kodama mostrou em sua palestra, demonstrando um exemplo de impacto que a JCI causou no Japão. Após o tsunami de 2011, o primeiro caminhão com mantimentos para auxílio às vitimas foi da JCI, vinda das JCIs de diversas cidades japonesas que uniram suas forças em prol da reconstrução após tanta destruição.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário