quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nothing But Nets


Se fôssemos escolher a palavra da moda atualmente, provavelmente ela seria REDE. Termos como redes sociais, redes de relacionamentos ou a grande rede (internet) são constantemente utilizados em diversas artigos e reportagens, normalmente associados a conceitos que envolvem tecnologia ou negócios. No entanto, é no conceito mais simples da palavra que as redes podem realmente ser a diferença. O projeto Nothing But Nets, lançado em 2006 pela Fundação das Nações Unidas, propõe o uso de redes para mosquitos, mais conhecidos dos brasileiros como mosquiteiros, como forma de combater as mortes provenientes da malária.

Segundo dados do projeto, a cada 45 segundos morre uma criança por malária e a cada ano são mais de 200 milhões de casos no mundo, 90% deles concentrados na África, sendo que mais de 1 milhão de pessoas morrem da doença. Além disso, países onde há altos índices de Malária costumam ficar presos em condições de pobreza. A média do PIB destes paises cresceu apenas 0,4% entre 1965 e 1990.

A Malária é transmitida pelo mosquito Anófeles, de hábito noturno, e os tratamentos, em sua maioria, não são confiáveis e tampouco oferecem soluções a longo prazo. Além disso não existe vacina disponível para a doença e os remédios utilizados são caros, causam efeitos colaterais desagradáveis e 40% são frutos de falsificação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Como o tratamento da malária é pouco eficaz e depende muito do sistema imunológico de cada pessoa, o público de risco são crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas, que possuem baixa imunidade.

O projeto Nothing But Nets, que em tradução livre significa "nada além de redes", consiste no envio de mosquiteiros à África. Estes são fabricados pela Sumitomo na Tanzânia e o custo total de fabricação e distribuição é de US$10,00 por mosquiteiro. Os mosquiteiros tratados com inseticidas são uma das formas mais eficientes do combate contra a malária e podem reduzir até 90% o espalhamento desta doença. O mecanismo de funcionamento é simples: enquanto protege as pessoas de serem picadas pelos mosquitos, as redes tratadas com inseticidas que duram 5 anos e são inofensivos às pessoas aprisionam e matam os insetos vetores da doença.

Apesar das dificuldades, a luta contra a Malária está sendo vitoriosa. O projeto Nothing But Nets já distribuiu mais de 4 milhões de mosquiteiros, atingiu 76% do público de risco e reduziu em 50% o número de casos em 11 paises. A distribuição já foi feita em 24 paises africanos e agora está acontecendo em Senegal e Serra Leoa. Alguns dos parceiros mundiais do projeto são UNICEF, Fundação Bill & Melinda Gates, American Idol, Exxon Mobil, Organização Mundial da Saude, NBA Cares, Union for Reform Judaism, Boy Scouts of America, Lutheran Malaria Initiative, PSI (Population Services Internacional) e a JCI.


Com o intuito de ajudar na compra de novas redes, a JCI está realizando campanhas pelo mundo visando divulgar o projeto e coletar fundos para auxiliar o projeto Nothing But Nets. No Dia Mundial do Combate à Malária, 25 de abril, a JCI Londrina deixará algumas “caixinhas”, como a da foto abaixo, em lanchonetes para divulgar e coletar doações de troco para o projeto. Estas caixinhas ficarão por uma semana e 100% do valor arrecadado será enviado ao Nothing But Nets através da JCI Brasil. Todas as doações serão divulgadas no blog da JCI Londrina e farão parte do relatório anual do Nothing But Nets, que pode ser visto no site da campanha - http://www.nothingbutnets.net -, segundo o modelo do o Balanço Anual do Projeto em 2010.

Após essa semana, as doações poderão ser feitas também no site da campanha mundial, que permite a doação por cartão de crédito, ou pelo site da JCI Brasil, por onde a doação pode ser realizada pelo sistema PagSeguro. A contabilização da arrecadação do projeto no Brasil será realizada em 13 de outubro, data da Convenção Nacional da JCI. Cada unidade do mosquiteiro tratado com inseticida custa 10 dólares. Além disso, você pode ajudar a diminuir o número de vítimas da malária não só com o seu dinheiro, mas também divulgando a campanha entre seus amigos e conhecidos, de forma que uma rede de pessoas interessadas em fazer o bem possa ser a diferença na vida de vários seres humanos que necessitam de auxílio.

Não é preciso fazer muito para salvar uma vida e milhões de vidas já foram salvas desde o lançamento deste projeto. A África é um continente que vem crescendo significativamente ano após ano e a criança que você ajudar a salvar pode ser uma daquelas que vai liderar e construir a África do futuro.



Como Ajudar:
Se você quiser ajudar, leve os seus amigos para comer na Pic Wich ou no Arnaldo e lá, na semana do dia 25, você encontrará a caixinha e folders sobre o projeto. Divulgue o projeto entre os amigos e doe também pela internet no site da JCI Brasil.

Pic Wich Sandwicheria - Av. Juscelino Kubitschek, 2070, esquina com Av. Paranaguá (Mapa)
Arnaldo Lanches - Av. Bandeirantes, 55 (Mapa)
Bazar Ajimura - Rua Sergipe, 798 (Mapa)

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