quinta-feira, 31 de março de 2011

Canal de Voluntários - CEI Sebastião Sanches Sarauza



A JCI Londrina iniciou as primeiras atividades do Projeto Canal de Voluntários e Adoção de Entidade. O Projeto Canal de Voluntários surgiu da constatação de que em Londrina há muitas pessoas querendo ajudar e não sabem como ao mesmo tempo em que há muitos trabalhos que precisam de ajuda e não recebem. Um não conhece o outro e muito impacto deixa de ser criado porque ninguém realiza tal articulação. Nós, da JCI Londrina, queremos ser essa ponte, conhecendo os trabalhos feitos pelas entidades e montando uma base de dados de voluntários dispostos a ajudar bons projetos da forma como puderem. Além disso, no projeto Adoção de Entidade, vamos adotar uma entidade que realize projetos sociais de impacto e queira melhorar de forma sustentável seus serviços, gerando impacto positivo tando internamente como também no relacionamento com a comunidade.

Após buscar entidades localizadas na região leste da cidade de Londrina, os membros da JCI Londrina elencaram o Centro de Educação Infantil Sebastião Sanches Sarauza, que atende à Rua Franz Hesselman nº 150 (veja o mapa no fim do post) e é atualmente coordenado pela senhora Izaura Benedita Alves Dalgiso. O C.E.I. é filantrópico e mantido pela Associação das Mulheres Solidárias do Jardim Interlagos e Adjacências (AMUSIA), um grupo de 11 mulheres que se uniram no começo simplesmente para fazer sabão com sobra de óleo de restaurante. Depois passaram a fazer costura, levar crianças para jogar bola nas quadras do bairro, mobilizar os moradores para cuidar das praças e, por fim, acabaram sendo convidadas pela prefeitura para gerenciar o C.E.I., decisão que levaram 4 meses para tomar.

Fizemos a visita ao C.E.I. no dia 19 de março e pudemos conhecer melhor a história e a realidade da C.E.I., que hoje atende em período integral um total de 65 crianças na faixa etária de 03 a 05 anos possuindo capacidade para atender 70 crianças. Na longa conversa com a coordenadora, que nos recebeu muito bem, o C.E.I., apesar das dificuldades e dentro de seus limites, busca criativamente formar a nova geração de brasileiros que vão construir o nosso país. E, com a ajuda de voluntário, o C.E.I. Sebastião Sanches Serauza pode fazer ainda mais. As principais necessidades e consequentemente os possíveis projetos que identificamos junto com a senhora Izaura foram:

  1. Criação e cultivo da horta. O Centro possui um espaço no qual quer implantar a horta, mas precisa de voluntários que entendam de tratamento e adubação de terra, compostagem e que detenham conhecimentos de cultivares.
  2. Panificação. A Izaura tem planos de adquirir um forno profissional para iniciar a fabricação e venda de pães caseiros, mas precisa de voluntários que se disponibilizem e saibam fazer o pão e de assessoria jurídica para realizar tal trabalho de forma regular.
  3. Divulgação e eventos. O C.E.I. realiza diversos eventos para captação de recursos, incluindo feijoadas, festa junina e festas em datas comemorativas. Os voluntários podem ajudar na cozinha, na distribuição e na venda de convites ou dos produtos.
  4. Organização de arquivos. A senhora Izaura fez questão de mostrar toda a documentação desde a fundação do C.E.I. O arquivo, que inclui notas fiscais, certidões de contabilidade e programas pedagógicos, precisa ser criteriosamente organizado.
  5. Atualização de blog. O C.E.I. possui um blog no qual divulga fotos das atividades e festividades realizadas. No entanto, ele está desatualizado devido, principalmente ao desconhecimento de como trabalhar com esse formato de divulgação. Os voluntários podem inicialmente ajudar com as atualizações necessárias ou com um treinamento que possibilite a manutenção do blog pelo próprio centro. Um dos principais problemas identificados pelo último estudo, Terceiro Setor, do Forum Desenvolve Londrina foi a dificuldade na divulgação dos resultados da entidade. Um projeto nesse sentido, auxiliando o C.E.I. com a divulgação online, pode aumentar significativamente o impacto do seu trabalho.
  6. Assessoria jurídica. o C.E.I. requer uma análise jurídica principalmente em relação a questões trabalhistas. Como os recursos limitam a aquisição de um ponto eletrônico, existe a necessidade de uma assessoria jurídica preventiva para proteger o C.E.I. de ações de má fé nessa área.
  7. Brinquedoteca. Os brinquedos da entidade estão alocados e ainda deosrganizados em um quarto, que inclusive necessita de uma reforma para se tornar mais aconchegante e acolhedor. Os voluntários podem ajudar com a doação de brinquedos, livros, kits para desenhar, material de reforma, mão de obra e idéias criativas.
  8. Reforma. O C.E.I. ganhou um toldo e precisa de arquiteto para fazer o projeto. Além disso, algumas reformas estão por vir e a orientação de um engenheiro seria muito bem vinda.
Nossa impressão do C.E.I. foi muito positiva. O local é bastante acessível e a senhora Izaura está muito aberta a todo tipo de ajuda. O C.E.I. é muito bem organizado e preza pela formação e educação em conjunto com os pais.

No fim da visita, na nossa despedida, a senhora Izaura contou a história do beija-flor. Na ocasião de um incêndio na floresta, todos os animais fugiam do fogo. No entanto, um pequeno beija flor voava da floresta para o lago e voltava do lago para a floresta levando água no seu pequeno bico. Indagado pelos outros bichos sobre que diferença ele podia fazer contra aquele grande incêndio, o beija-flor respondeu que estava ao menos fazendo a sua parte. Mesmo com todo o trabalho feito pela senhora Izaura, seu marido e toda sua equipe, ela acredita que, diante dos desafios da Educação e da formação dos futuros cidadãos londrinenses e brasileiros, está fazendo apenas o trabalho de um beija-flor. Com a sua ajuda, no entanto, uma gota pode virar um oceano.

Quer fazer a sua parte? Entre em contato conosco pelo e-mail jcilondrina@gmail.com e vamos juntos criar mudanças positivas e impactar a nossa cidade!



Visualizar C.E.I. Sebastião Sanches Sarauza em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário