quarta-feira, 23 de março de 2011

Palestra Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



Realizamos no dia 15 a palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o programa de desenvolvimento criado pelas Nações Unidas em 2000. A palestra foi realizada pelo Luis Claudio Galhardi, coordenador do programa Nós Podemos Londrina, que reune pessoas e entidades para realizar projetos nas áreas relaciondas aos ODMs. Na palestra, esteve presente também a Cidinha, representando o Conselho da Mulher Empresária, entidade da ACIL que tem trabalhado em prol da prevenção ao Câncer de Mama pelo movimento Outubro Rosa e que terá, assim, um papel fundamental no cumprimento do ODM 5. No final do blog está também o vídeo da palestra.

Os 8 objetivos, que no Brasil ficaram conhecidos como os 8 jeitos de mudar o mundo, são:
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde da gestante
6. Combater a AIDS, a Malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

No Paraná, todos com exceção do ODM 5 já foram cumpridos. Apesar de haverem ainda 32 mil pessoas abaixo da linha de pobreza em nossa cidade, o objetivo é calculado em percentual com relação à situação em 2000. Os indicadores que medem o cumprimento dos ODMs no Brasil inteiro são atualizados e publicados pelo Observatório Social da Indústria (Orbis), sediado na FIEP.

Para cumprir o ODM 5 precisamos reduzir em 75% a taxa de mortalidade materna. Algumas das causas da mortalidade materna são a gravidez precoce, a falta de acompanhamento pré-natal, uma nutrição inadequada ou até o uso de drogas. A situação deste indicador em Londrina pode ser vista no site do Portal ODM. O indicador tem variado bastante ao longo dos anos, pois é medido tendo como base 1 morte a cada 100 mil nascidos vivos.

Os encontros do Nós Podemos Londrina são realizados toda segunda quinta-feira do mês às 14 horas na RPC Londrina, cujo endereço você pode ver neste mapa. Como ainda não há grandes projetos nem um mapeamento das causas de maior impacto na taxa de mortalidade materna, na próxima reunião será feito um círculo de diálogo com representantes de empresas, do governo e da sociedade civil organizada para entender e traçar ações que contribuam com a melhoria deste indicador.

As reuniões são abertas. A JCI Londrina estará lá e você também está convidado.

As boas notícias de projetos e ações poderão ser divulgadas no Mídia de Paz, um projeto do Conselho Municipal de Paz de Londrina e do movimento Londrina Pazeando, também coordenados pelo Galhardi.

Agradecemos à Hachimitsu que patrocinou esta palestra com suas famosas mini-eclairs (ou bombinhas)!


Um comentário: