quarta-feira, 2 de março de 2011

Palestra 5S



Os membros da JCI Londrina tiveram, dia 01 de março, uma palestra sobre os conceitos dos 5S´s ministrada pelo Sr. Agnaldo Rodrigues, da empresa Via Talento. Orientando um pouco a palestra para o problema da dengue em Londrina, surgiram novas idéias que expandiram a visão sobre as possíveis causas e soluções dessa epidemia.

Foi uma noite inspiradora. Motivados e animados com as idéias que surgiram, vamos trabalhar no relacionamento com as comunidades, visitando os bairros e conversando com as lideranças locais. Mais do que orientar as ações, já que mais informação não levará à ação, vamos buscar alternativas que motivem e despertem na comunidade a vontade de criar suas próprias mudanças. Esperamos ser bem recebidos e trabalharemos junto com as comunidades.

Inicialmente, tivemos receio de que os conceitos do 5S não pudessem ser aplicados efetivamente contra a dengue. No entanto, dado o conhecimento e a experiência do Sr. Agnaldo, pudemos perceber muitas coisas em comum, especialmente na etapa de implantação do sistema 5S, que enfrenta o grande desafio de mudar uma cultura. E como o Sr. Agnaldo disse, mudança de cultura não se faz com informação, se faz com emoção.

Esse é o ponto central que tentaremos levar quando visitarmos à comunidade. Londrina possui mais de 46% dos casos de dengue no estado (Gazeta Maringá). Já possui duas mortes por dengue e 1.552 casos confirmados, estando ainda 4,4 mil casos em andamento, ou seja, com vários sintomas de dengue porém ainda não confirmados (IG). Dada a gravidade do problema, toda a ajuda será muito bem vinda. Se você também quer ajudar, entre em contato pelo email jcilondrina@gmail.com.

Agradecemos ao Sr. Agnaldo Rodrigues pela excelente palestra, pelos conceitos aprofundados sobre 5S´s e pelo entusiasmo que nos transmitiu e manteremos agora no nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário