quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Formatura do Projeto Integração

No dia 8 de Dezembro de 2018 aconteceu a formatura do segundo semestre do Projeto Integração, das turmas da Aliança Cultural Brasil-Japão e da Capela São Judas Tadeu. A formatura aconteceu no salão da Capela São Judas Tadeu e contou com a participação de 44 pessoas, considerando voluntários, parceiros, formandos e seus respectivos amigos e familiares.

Cerimonial de abertura da formatura.
Neste semestre de 2018, 14 alunos concluíram o curso de informática básica. Destes alunos, 10 compareceram na formatura para receber o certificado de conclusão de curso e uma lembrancinha da Brasil Cacau. Os demais não puderam comparecer por motivos de viagem. Confira a seguir as fotos dos formandos ao receberem os seus certificados do coordenador do Projeto Integração de 2018 Rodrigo Takashi Kuroda.

Alice Mitiko Umeyama da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Noemia Maciel da Silva, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Elena Hiroko Ogasawara, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Sumie Nakano, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Durvalina Mendes Queiroz, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Guedes da Silva, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Joana Cardoso, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Valdenora de Oliveira e Souza, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Olívia Tirapelle, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Suzete Maria Flauzino, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Além das aulas de informática básica, cada turma participou de um concurso de desenho no programa Paint e de redação no Microsoft Word, como uma forma de treinar o manuseio do mouse e a digitação no teclado. Este concurso foi uma forma de motivar os alunos a praticarem tudo que aprenderam durante o curso. Após o concurso, houve uma votação para eleger e premiar o melhor desenho e a melhor redação de cada turma. As alunas Alice Umeyama e Suzete Flauzino receberam a premiação de melhor desenho por turma. Já as alunas Kiyomi Suzuki e Maria Valdenora receberam o prêmio de melhor redação.

Painel de exposição dos textos e das artes desenvolvidas pelos alunos durante o curso.

Voluntários do projeto.

Foto final do evento.

Este projeto foi uma grande oportunidade para os idosos aprenderem algo novo e útil em suas vidas. Além disso, os voluntários também se beneficiaram com o projeto, pois além de terem feito diferença na vida das pessoas, aprenderam algo junto com os idosos, com a troca mútua de conhecimento e experiência que o Integração proporcionou. Como diz uma frase do Paulo Freire, "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".


Agradecemos imensamente todos os alunos, voluntários, parceiros e membros da JCI por terem contribuído para o evento acontecer! Parabéns a todos os formandos por essa conquista!

Mais fotos da formatura aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário