domingo, 30 de dezembro de 2018

Projeto Resgate é reconhecido como contribuidor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


A JCI Londrina recebeu o prêmio SESI, na categoria ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, como uma instituição que contribui para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) através do projeto realizado em prol do Resgate, comunidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos. 

Acolhidos do Resgate e voluntários na horta.

A proposta inicial do projeto era viabilizar uma horta sustentável para os dependentes, para que eles tenham atividades para fazerem enquanto estivessem em terapia. Para isso foram feitas parcerias com as empresas juniores da UEL - a Consoagro (de Agronomia) e Catec'Z (de Zootecnia), que realizaram oficinas sobre manejo e conservação de horta, manipulação de alimentos e a construção de chocadeira, aprisco e composteira.

Após novo estudo, concluiu-se que a dificuldade persistente do projeto era a reinserção dos acolhidos na sociedade. Assim, foi feita uma parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que disponibilizou um curso técnico gratuito sobre Auxiliar de Serviços Automotivos. Vários acolhidos fizeram o curso, terminaram o tratamento e estão atualmente trabalhando, confirmando que o vínculo entre os 50 voluntários e mais de 40 acolhidos criou melhores oportunidades de vida. Na formatura, um dos participantes disse: "com a JCI aprendi que todos somos capazes, só precisamos de uma oportunidade".

Selo de Organização da Sociedade Civil.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

75 crianças vão ao cinema pela primeira vez com o Projeto Luz, Câmera e Diversão


Lembra dos encontros do Cidadão Ativo, em que voluntários se reuniram para planejar um projeto utilizando o PM Canvas? Pois é, este projeto planejado foi colocado em prática esta última terça-feira, dia 11 de Dezembro de 2018 e foi executado por membros da JCI Londrina e voluntários que participaram do Cidadão Ativo. Neste post, contaremos um pouco do que aconteceu neste projeto que foi denominado como "Luz, Câmera e Diversão".

Sabe-se que o cinema é uma forma de lazer, entretenimento e de manifestação artística e cultural, além de ser uma excelente ferramenta de inclusão social para crianças, jovens, adultos e idosos. As imagens e os estímulos audiovisuais dos filmes educam as pessoas e dá asas às imaginações das crianças, podendo ser utilizado como um meio lúdico de ensino-aprendizagem, instrução e reflexão sobre diversos assuntos. No entanto, existem muitas crianças que nunca tiveram oportunidade ou condições de irem ao cinema.

Com isso, o projeto "Luz, Câmera e Diversão" teve o objetivo de levar algumas destas crianças a assistirem a uma sessão em uma sala de cinema no Cine Com-Tour. Neste dia levamos 75 alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental com idades de 7 a 10 anos da Escola Ignêz Corso Andreazza, do assentamento Marieta para assistirem a um filme infantil e educativo chamado "A Raposa Má". Este filme trata-se de uma coletânea de três fábulas com histórias protagonizadas por animais de uma fazenda que além de serem bem divertidas, cada uma traz uma lição de moral e um aprendizado bem bacana no final.

Crianças no ônibus do Strik Turismos a caminho do cinema.
Todos estão esperando ansiosamente pelo filme.
Cara de quem está gostando do dia no cinema e da pipoca também.
Este dia foi sem dúvida um momento muito especial para os alunos, pois tiveram suas primeiras experiências culturais, além de ter sido um dia bastante divertido para todos. O projeto foi uma grande inserção cultural e educativo na vida dos alunos e um meio de realizar um sonho de muitas crianças. Além disso, os membros da JCI e voluntários também puderam vivenciar a sensação nostálgica de ir ao cinema pela primeira vez durante a infância.

Início da sessão do filme.

A sessão do cinema teve direto a pipoca do Tio Paulão - Festas & Eventos e refrigerante para todos. No final da sessão, os alunos foram presenteados com um kit escolar. Todos os kits foram doados pela Acomac - Londrina em parceria com a Kátia Ferreira do Grupo Astra.


Um exemplar do kit escolar entregue aos alunos e as pipocas e os refrigerantes servidos durante a sessão.

O projeto contou também com a ajuda de uma venda de rifas para concorrer uma cesta de Natal da Brasil Cacau, com o objetivo de arrecadar fundos para custear as despesas do projeto. Na nossa página do Facebook, você pode visualizar a live do sorteio realizado e de quem foi o ganhador da rifa. A JCI Londrina agrade a todos os membros da JCI e voluntários que ajudaram na venda das rifas e que consequentemente ajudaram e levar uma criança para sua primeira experiência no cinema!

Tentamos uma foto com todos mas foi meio difícil conter a ansiedade e a alegria de todas as crianças.
Confira mais fotos e vídeos com os melhores momentos desta ação!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Formatura do Projeto Integração

No dia 8 de Dezembro de 2018 aconteceu a formatura do segundo semestre do Projeto Integração, das turmas da Aliança Cultural Brasil-Japão e da Capela São Judas Tadeu. A formatura aconteceu no salão da Capela São Judas Tadeu e contou com a participação de 44 pessoas, considerando voluntários, parceiros, formandos e seus respectivos amigos e familiares.

Cerimonial de abertura da formatura.
Neste semestre de 2018, 14 alunos concluíram o curso de informática básica. Destes alunos, 10 compareceram na formatura para receber o certificado de conclusão de curso e uma lembrancinha da Brasil Cacau. Os demais não puderam comparecer por motivos de viagem. Confira a seguir as fotos dos formandos ao receberem os seus certificados do coordenador do Projeto Integração de 2018 Rodrigo Takashi Kuroda.

Alice Mitiko Umeyama da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Noemia Maciel da Silva, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Elena Hiroko Ogasawara, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Sumie Nakano, da turma da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Durvalina Mendes Queiroz, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Guedes da Silva, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Joana Cardoso, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Maria Valdenora de Oliveira e Souza, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Olívia Tirapelle, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Suzete Maria Flauzino, da turma da Capela São Judas Tadeu.

Além das aulas de informática básica, cada turma participou de um concurso de desenho no programa Paint e de redação no Microsoft Word, como uma forma de treinar o manuseio do mouse e a digitação no teclado. Este concurso foi uma forma de motivar os alunos a praticarem tudo que aprenderam durante o curso. Após o concurso, houve uma votação para eleger e premiar o melhor desenho e a melhor redação de cada turma. As alunas Alice Umeyama e Suzete Flauzino receberam a premiação de melhor desenho por turma. Já as alunas Kiyomi Suzuki e Maria Valdenora receberam o prêmio de melhor redação.

Painel de exposição dos textos e das artes desenvolvidas pelos alunos durante o curso.

Voluntários do projeto.

Foto final do evento.

Este projeto foi uma grande oportunidade para os idosos aprenderem algo novo e útil em suas vidas. Além disso, os voluntários também se beneficiaram com o projeto, pois além de terem feito diferença na vida das pessoas, aprenderam algo junto com os idosos, com a troca mútua de conhecimento e experiência que o Integração proporcionou. Como diz uma frase do Paulo Freire, "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".


Agradecemos imensamente todos os alunos, voluntários, parceiros e membros da JCI por terem contribuído para o evento acontecer! Parabéns a todos os formandos por essa conquista!

Mais fotos da formatura aqui.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Dia da JCI e da Cidadania Ativa

Dia 11 de Dezembro além de ser o Dia Internacional da Cidadania Ativa, esta data é também comemorado o Dia Nacional da JCI, oficializado pela Lei n° 12.204/10, de 19 de Janeiro de 2010. A JCI no Brasil foi fundado em 1947 por Victor Bouças na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente o Brasil é considerado país com a 2° maior JCI das Américas, ficando atrás apenas dos EUA, país fundador desta organização no mundo.



A JCI parabeniza todos os membros que fizeram parte desta história. Qual foi seu impacto social na comunidade? O que você tem feito pela sociedade como cidadão ativo? Você tem feito a sua parte para viver em um mundo melhor?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social

O dia Internacional do Voluntário (ou do Voluntariado) é celebrado anualmente no dia 5 de Dezembro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1985 com intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas. 
Os voluntários são pessoas que tem espírito cívico e vontade própria de ajudar e construir uma sociedade melhor, doando um pouco de seu tempo e conhecimento para o próximo sem o intuito de receber algo em troca. A única retribuição recebida é a gratidão e o sorriso das pessoas que se beneficiaram com as ações voluntárias, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos. 

Atualmente, a JCI sempre busca voluntários para seus projetos com o objetivo de cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015. As principais metas consistem em diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir a educação básica para todos, promover a igualdade entre os gêneros, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental, entre outros. O objetivo da ONU é que estas metas sejam alcançadas até 2030 no mundo inteiro.

As 17 formas de mudar o mundo segundo os ODS. 
A JCI Londrina agradece a todos os voluntários que ajudaram em nossos projetos, ações e eventos que tiveram o intuito de impactar a comunidade e criar mudanças positivas na sociedade. Se você tem vontade de ser voluntário na JCI Londrina, entre em contato com a gente e conheça os nossos projetos. Você pode fazer o bem para alguém e fazer uma grande diferença na vida das pessoas.

"Sozinha não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas e fazer muitas ondulações" (Madre Teresa de Calcutá)


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Vem aí mais uma formatura do Projeto Integração

Neste sábado, dia 8 de Dezembro de 2018 mais alunos da Terceira Idade receberão seus certificados de conclusão de mais um curso de Informática básica que ocorreu este ano. Este curso faz parte do Projeto Integração - Inserindo a Terceira Idade na Era Digital da JCI Londrina. Mais informações e detalhes na imagem abaixo:


O Projeto Integração foi desenvolvido em 2006 pela JCI Brasil-Japão em parceria com o IPK - Instituto Paulo Kobayahsi com o intuito de fornecer aulas gratuitas de Informática básica para pessoas da Terceira Idade que nunca tiveram contato com o computador. Em 2014, este projeto foi inserido na cidade de Londrina e desde então a JCI Londrina abre turmas todos os semestres de cada ano. As aulas vão desde os ensinamentos sobre os componentes básicos do computador (mouse, teclado e monitor) até os conceitos e práticas sobre Internet, e-mail e redes sociais, para que os idosos fiquem bem conectados com o mundo!

Neste semestre de 2018 o Projeto Integração formará ao todo 14 alunos, os quais foram capacitados a utilizarem a tecnologia para diversos benefícios de suas vidas. As aulas aconteceram todos os sábados com uma turma de manhã (9:00 - 12:00) na Aliança Cultural Brasil-Japão e outra de tarde (14:00 - 17:00) na Capela São Judas Tadeu





Todos os instrutores e monitores das aulas são voluntários que decidiram fazer algo diferente e tiveram a vontade de usar um pouco de seus tempos e conhecimentos para ajudar o próximo. O Projeto Integração visa não somente a transmissão de conhecimentos novos para os idosos, mas também incentiva a integração pelas amizades que são construídas e a integração de diferentes gerações com diferentes experiências de vida, através do contato dos jovens com a Terceira Idade.